Estão abertas as inscrições para as
oficinas da IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário. As inscrições
são gratuitas e podem ser realizadas online através do formulário disponível em
https://goo.gl/nHeqQf, no período
de 07 a 12 de novembro. As oficinas acontecerão no Centro de Arte e Cultura da
UEPB, no centro de Campina Grande/PB, entre 14 e 16 de novembro, conforme dias e
horários específicos para cada oficina. O resultado das inscrições com os
selecionados para cada oficina será divulgado no dia 13 de novembro, através do
blog do Festival Atos.
Nessa edição do Festival estão sendo
oferecidas três oficinas: ctrl+C/ctrl+V:
cópia, edição, dança, ministrada pelos doutorandos em Artes Cênicas e Mestres
em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Anderson Marcos e Claudinei Sevegnani. A
segunda oficina será ministrada por Melissa Lopes, que é atriz-pesquisadora
e Profa. Dra. do Curso de Licenciatura em Teatro e do curso de Pós
Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua
oficina O Ator, a Máscara e a Cena será focada na experimentação prática da
linguagem da máscara. A terceira oficina, intitulada de A voz na cena de rua, será
ministrada pela atriz, diretora e arte-educadora Ingrid Trigueiro, que também é
mestranda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A IX edição do Festival Atos de Teatro
Universitário acontecerá de 14 a 16 de novembro e é uma realização de
estudantes, professores e servidores da Unidade
Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do
Teatro Municipal Severino Cabral. O evento tem como objetivo oferecer aos
estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções cênicas realizadas
no âmbito universitário, bem como promover um espaço para a formação, o
intercâmbio e a difusão das Artes Cênicas na cidade de Campina Grande/PB.
Sobre as Oficinas
Ctrl+C/Ctrl+V: cópia, edição, dança
Uma oficina para questionar a pretensão de
originalidade em criações de dança. Copiar, colar e editar, antes de serem
procedimentos dos ambientes digitais, são ações do corpo. No fluxo das
informações (visuais, sonoras, táteis etc.) que se recombinam em cada corpo,
propõe-se exercitar estratégias para criar e transformar padrões de movimento,
de ocupação dos espaços e de composição.
Para todos os públicos, a partir de 16
anos. 12 vagas.
Dias 14, 15 e 16.11.2017 – 9h as 12h
Anderson
Marcos é artista e pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas (Bolsista Capes) e
Mestre em Dança (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Atua em
investigações em arte contemporânea, estudos do corpo e criações em dança e
performance.
Claudinei
Sevegnani é artista, professor e
pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas (Bolsista do CNPq-Brasil) e Mestre em
Dança (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Artes Cênicas
(2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na investigação dos
processos de improvisação.
O Ator, a Máscara e a Cena
A oficina tem o objetivo de oferecer elementos para criação de personagens
e elaboração de cenas, tendo como base a experimentação prática da linguagem da
máscara.
Num primeiro momento, através do uso da Máscara Neutra, os participantes
poderão explorar: ações físicas, jogos de escuta (ação e reação), percepção,
foco, exercícios de triangulação e criação de eixos corporais. No segundo
momento, a experimentação se dá por meio do estudo de algumas das máscaras
expressivas que compõem a Commedia dell’Arte.
A proposta da Oficina é oferecer ao ator: um sentido tático de jogo,
possibilidades para se pensar a criação do personagem e ferramentas
improvisacionais que possam auxiliar esse ator em qualquer tipo de linguagem
teatral que ele venha trabalhar.
Número de participantes: Até
20 pessoas. Idade mínima: 17 anos
Carga horária total: 3horas
(9h - 12h) – Dia 15.11.2017
Público Alvo: atores,
bailarinos, estudantes de teatro, performers e integrantes de grupos teatrais.
Para os participantes: Roupas
confortáveis e de cores neutras (preto, azul marinho, sem estampas)
Melissa Lopes é
atriz-pesquisadora e Profa. Dra. do Curso de Licenciatura em Teatro e do
curso de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- UFRN. Desde 1999, participou de uma série de treinamentos com a máscara
com os artistas: Tiche Vianna e Esio Magalhães (Máscara Neutra, meia neutra,
expressiva e meia máscara expressiva), Heloísa Cardoso (Confecção de Máscara),
Fernando Linares (Máscaras Larvárias), Fabiana Santos (Máscaras
Balinesas), a atriz italiana Claudia Contin (Commedia Dell’Arte) e a
companhia alemã Famile Floëz (Elaboração de Cenas com Máscaras Expressivas
Inteiras).
A voz na cena de rua
A oficina tem como objetivo ampliar o potencial vocal dos atores para a cena de rua, obtendo a voz
como elemento condutor para as ações no trabalho do ator, exercitando as
palavras e suas nuances para dar vida a cada frase e criação para a cena,
através de exercícios e práticas com a voz.
Como conteúdo serão trabalhados a
respiração, a realização de aquecimentos vocais como base para entrar em cena,
a prática de exercícios de articulação, o fortalecimento da projeção vocal e o
exercício da voz na rua.
Datas: dia 15.11.2017 (das 9h às
12h) e dia 16.11.2017 (das 8h às 10h)
Número máximo de participantes: 15
pessoas
Ingrid Trigueiro é atriz, diretora
e arte-educadora com Licenciatura em Educação Artística (habilitação em Artes
Cênicas) e mestranda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou no
Grupo Contratempo com os espetáculos “As velhas”, “Comédia em 3x4”, entre
outros. Na Trupe Meidifêra, grupo que se dedicou à pesquisa do teatro de rua
com referências da cultura popular, participou dos espetáculos “Meidifêra” e
“Nabáia”. Com o Piollin Grupo de Teatro montou o espetáculo “Retábulo”, sob a
direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Atualmente encena o espetáculo “O Último
Édipo”, do Grupo de Teatro Lavoura.
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