Ocupando vários palcos, o IV Festival Atos de Teatro Universitário acontece de 06 a 09 de dezembro em Campina Grande

Por: | 07:15 Deixe o seu comentário!



Reunir diversas produções teatrais ligadas a universidades brasileiras, esse é o objetivo do Festival Atos de Teatro Universitário, que já está na sua IV edição e que esse ano acontece de 06 a 09 de dezembro, no Teatro Facisa, Teatro Rosil Cavalcanti, Centro de Arte e Cultura da UEPB, Teatro Municipal Severino Cabral e SESC Centro, em Campina Grande (PB). A programação do evento, que conta com apresentações de espetáculos teatrais, palestras, mesa-redonda e oficinas, tem entrada franca.


Além de levar vários espetáculos para vários lugares da cidade esta edição do festival, pretende discutir a relação do teatro com as novas mídias, trazendo palestras, oficinas e espetáculos para discutir esse tema.

Segundo o coordenador geral do evento, Nathan Cirino, "o Festival esse ano tomou proporções que há muito tempo desejávamos que ele tivesse. Não apenas por estarmos em todos os grandes palcos da cidade, mas porque amadurecemos a ligação entre teatro e academia. Nossas palestras e oficinas serão todas de convidados de renome nacional e internacional, trazendo inclusive uma abordagem teórica e prática na relação entre teatro e novas mídias. O mundo está prestando bastante atenção nesse teatro contemporâneo, tecnológico e cheio de recursos multimídia, e já é hora de aproximarmos isso do nosso festival”, destacou.

espetáculo “Lady MacBeth”

A abertura do evento acontece no dia 06 de dezembro, as 18:30h no Teatro Facisa, mais novo espaço teatral da cidade, inaugurado no dia 28 de novembro.  Na ocasião haverá a abertura formal do evento e os espetáculos “A Noiva e o Condutor” (CE), premiação do I CenajATOS (concurso de dramaturgia e encenação), e o espetáculo “Lady MacBeth”, interpretado por Sabine Uitz, atriz e diretora austríaca, convidada especial do IV Festival Atos de Teatro Universitário, que também ministra oficina durante a programação do evento.

“As Suplicantes” (CE) 
O Festival prossegue no dia 07 de dezembro, as 9h, com a palestra do professor da Universidade de Brasília, Fernando Villar, acerca do trabalho do grupo de teatro catalão “Fura del Baus”. No período da tarde serão realizadas as oficinas: “Dramaturgia do ator-performador”, ministrada por Fernando Villar (UNB); “Vocis Motus: oficina de voz para atores e músicos”, ministrada por Sabine Uitz (atriz e diretora austríaca); "O uso de câmeras e a transmissão teatral via internet", ministrada por Nelson Kao (idealizador do ‘Teatro Para Alguém’). Às 16:30h o espetáculo “As Suplicantes” (CE) se apresenta no Açude Novo, e a programação noturna acontece no Teatro Rosil Cavalcanti com a leitura dramática “Patética” (PB), “Esquetes” (UFCG), e o espetáculo “Clown Bar” (PB).

No sábado, dia 08, as 9h, será realizada a mesa-redonda “O Teatro via internet” com a participação de Nelson Kao (idealizador do ‘Teatro Para Alguém’), Marcos Azevedo (Cia Philla 7) e Erick Melo (IFPB – LAVID/UFPB). A tarde prosseguem as oficinas oferecidas pelo evento. As 15h no Centro de Arte e Cultura da UEPB haverá a apresentação do espetáculo “Me conta que eu faço de conta” (PB), e logo após as 16:30h o Teatro Municipal Severino Cabral recebe o espetáculo “Experimento Desejo” (PB). Às 20h, no mesmo palco, o espetáculo “Majestic Bar” (CE) encerra o dia de apresentações.

"Burtonescos" (CE)
O último dia do evento se inicia com a palestra de Verônica Fabrini (Unicamp), intitulada A cena, a imagem e o inconsciente”, que acontece no Mini-teatro Paulo Pontes. No período da tarde se encerram as oficinas, e as 15h haverá o ensaio aberto do espetáculo “Os Negros” (CE), ainda em processo de montagem. Logo após, o Centro de Arte e Cultura da UEPB recebe o espetáculo "Burtonescos" (CE), e a noite, no Sesc Centro, haverá a estréia do espetáculo “Ritorno a Coralina” (PB). Novamente encerrando o Festival Atos o grupo ‘Os Geraldos’ (UNICAMP) apresentam o espetáculo “Hay Amor!”.

O IV Festival Atos de Teatro Universitário é uma apresentação da Universidade Estadual da Paraíba, Facisa, Fundação Parque Tecnológico e Teatro Municipal, com realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 



Sobre o Festival Atos



O festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua quarta edição, sendo as anteriores ocorrido nos anos de 2008, 2009 e 2011. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências.

Ano passado o Festival Atos trouxe para Campina Grande o grupo “Os Geraldos”, de São Paulo, com o espetáculo premiado “Números”, além de uma palestra da coordenadora do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Pita Belli, e outra palestra do professor Roberto Mallet, da Unicamp. Além de uma palestra e o lançamento do livro “A Cena contaminada: Um teatro das disfunções”, do professor José Tonezzi, da UFPB (João Pessoa).

O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.

A quarta edição do evento acontecerá de 06 a 09 de dezembro de 2012, no Teatro Facisa, Teatro Rosil Cavalcanti, Centro de Arte e Cultura da UEPB, Teatro Municipal Severino Cabral e SESC Centro, com entrada franca. Nesta edição o evento tem como foco a discussão em torno do teatro e a sua associação com as novas mídias.



IV Festival Atos de Teatro Universitário

Programação


Dia 06 de dezembro

Local: Teatro Facisa

18:30h

Abertura oficial do IV Festival ATOS
A Noiva e o Condutor (Coral das Artes Cênicas – IFCE) - 80 min

20:30h

Cena vencedora do I CenajATOS (PB)
Premiação

21:00h

Lady MacBeth – 50 min


Dia 07 de dezembro

Local: Mini-Teatro Paulo Pontes

9h – 12h

Palestra

 “Fura dels Baus”
Fernando Villar (UNB)

13:30h – 16h

Oficinas
Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Vocis Motus: oficina de voz para atores e músicos”
 Ministrante: Sabine Uitz (atriz e diretora austríaca)


“Dramaturgia do ator-performador”
Ministrante: Fernando Villar (UNB);

14:30h

Oficina
Local: Facisa

"O uso de câmeras e a transmissão teatral via internet"
Ministrante: Nelson Kao (idealizador do ‘Teatro Para Alguém’).


16:30h
Local: Açude Novo

As suplicantes (UFC) – 45 min

19:30h
Local: Teatro Rosil Cavalcanti

A Patética (leitura dramática / UFCG) – 60 min

20:15

Esquetes (UFCG)

21h

Clown Bar (UFPB) – 50 min


Dia 08 de dezembro


9h-12h
Local: Mini-Teatro Paulo Pontes

Mesa-Redonda
“O teatro via internet”
Nelson Kao (Teatro para Alguém - SP)
Marcos Azevedo (Cia Philla 7)
Erick Melo (IFPB – LAVID/UFPB)


13:30h – 16h

Oficinas
Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Vocis Motus: oficina de voz para atores e músicos”
 Ministrante: Sabine Uitz (atriz e diretora austríaca)


“Dramaturgia do ator-performador”
Ministrante: Fernando Villar (UNB);


15:00h
Local: Centro de Arte e Cultura da UEPB (Antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, ao lado do Terminal de Integração)

Me conta que eu faço de conta – (UFPB / AREIA –PB) - 45 min


16:30h
Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Experimento Desejo (UFPB) – 25 mim

20:00h

Majestic Bar (IFCE) – 60 min


Dia 09 de dezembro

9h – 12h
Local: Mini-teatro Paulo Pontes

Palestra
 “A cena, a imagem e o inconsciente
Verônica Fabrini (Unicamp)

13:30h – 16h

Oficinas
Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Vocis Motus: oficina de voz para atores e músicos”
 Ministrante: Sabine Uitz (atriz e diretora austríaca)


“Dramaturgia do ator-performador”
Ministrante: Fernando Villar (UNB);

15:00h
Local: Mini-teatro Paulo Pontes

Os Negros (processo – ensaio aberto /UFC) – 60 min

16:30h
Local: Centro de Arte e Cultura da UEPB (Antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, ao lado do Terminal de Integração)

Burtonescos (CE) – 50 min

18:30h
Local: Sesc Centro

Ritorno a Coralina (Grupo Teatral Arupemba - PB) – 90 min


20:30h
Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Hay Amor! (Os Geraldos – UNICAMP –SP) – 80 min


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: