Divulgada a programação da IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário

Por: | 12:42 Deixe o seu comentário!
De 14 a 16 de novembro, Campina Grande sediará a IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário. A programação desse ano contará com apresentações teatrais, experimentos performáticos, palestras e oficinas. Todas as apresentações são gratuitas e acontecerão no Teatro Municipal Severino Cabral, começando sempre a partir das 19h. A programação completa do evento está disponível no blog do Festival www.festivalatos.blogspot.com e na página do Atos no Facebook.



A IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário terá como principal foco a produção e a discussão sobre o teatro popular, o teatro de rua e o teatro do Nordeste. Como destaca Duílio Cunha, Coordenador Geral do Festival: “Nessa edição do Festival Atos, vamos focar na produção do Teatro Popular, no Teatro de Rua e no Teatro do Nordeste. Isso será feito não apenas com os espetáculos que se apresentarão ao longo dos três dias do Festival, mas, também, através das oficinas e debates, a exemplo da Mesa de discussão “Teatro e Cultura Popular: diálogos e aproximações”, que contará com a presença da Profa. Dra. Ana Marinho e do Prof. Dr. Diógenes Maciel (UEPB)”, disse Duílio.



A primeira noite do Festival terá as apresentações dos espetáculos Terrinha Maravilhosa, dirigida por Duílio Cunha, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG e Agreste Malva-Rosa, dirigido por Everaldo Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba. Além das apresentações do Solo O Petit do Palhaço, com o Palhaço Bolaxa, da Cia de Teatro do Sol, do Rio Grande do Sul e o Ensaio Aberto do espetáculo Menino de Azar, em processo de montagem, que servirá como trabalho de conclusão de curso do estudante de Arte e Mídia - UFCG, Júnior Nóbrega, sob a orientação do professor Duílio Cunha. No elenco constam os nomes de Júnior Nóbrega e Oscar Borges.

Terrinha Maravilhosa se inspira nos tradicionais esquetes circenses e na picardia própria de algumas formas do teatro popular.  No espetáculo, um grupo de atores/atrizes-brincantes ocupam o espaço da praça pública. Em meio a músicas do cancioneiro popular brasileiro, eles formam um círculo e, neste espaço a céu aberto, representam a criação do universo. Tudo isso apresentado com muito humor e uma linguagem baseada nas expressões de duplo sentido. O elenco é formado por Alexandre Alves, Alleff Araújo, Ângelo Villar, Bianca Rocha, Bruna Guido, Germana Medeiros, Gopi Gana, Futura Leonardo, Júnior Nóbrega, Oscar Borges e Zilmarc Paulino.
Agreste Malva-Rosa é uma história de amor em tempos de intolerância. O espetáculo faz um convite ao espectador para analisar as complexas relações humanas, os comportamentos excessivamente conservadores e patriarcais de nossa sociedade. Baseada em uma história verídica, Agreste Malva-Rosa é considerado um manifesto poético: uma fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional. O espetáculo traz no elenco João Fernandes, Railson Almeida, Maria Betânia e Fabíola Ataíde.



A IX edição do Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização de estudantes, professores e servidores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Teatro Municipal Severino Cabral. O evento tem como objetivo oferecer aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções cênicas realizadas no âmbito universitário, bem como promover um espaço para a formação, o intercâmbio e a difusão das Artes Cênicas na cidade de Campina Grande/PB.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: