Festival Atos é divulgado no Colégio Motiva

Por: | 11:36 Deixe o seu comentário!




Na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, a equipe do Atos foi ao Colégio Motiva divulgar o Festival entre os alunos da instituição. A apresentação do evento foi realizada durante o "intervalo cultural" projeto que é realizado pelo colégio.


A equipe do Festival Atos levou aos alunos do Motiva a cena "Vestido sem noiva", recorte adaptado do texto "Vestido de Noiva" de autoria de Nelson Rodrigues, que foi montada por alunos de Arte e Mídia (UFCG), durante a disciplina de Seminários III. 



"Vestido sem noiva", recombina trechos do texto dramatúrgico original, a fim de enfatizar a ideia de loucura, de alienação mental, tendo como foco as alucinações criadas pela personagem Alaíde, que sofreu um acidente e se encontra desacordada no hospital. Enquanto seu corpo está imóvel sua cabeça está em atividade, trazendo a tona lembranças e alucinações sobre seu passado e sua relação com a irmã Lúcia, o marido Pedro e a prostituta Madame Clessi. A cena tem como elenco os alunos: Luciana Braga, Valesca Almeida, Luana Medeiros e Kleriston Vital.


Além da apresentação do espetáculo, a equipe do Festival Atos realizará divulgação nas salas de aula do colégio, projetando o vídeo de divulgação e distribuindo o material gráfico entre os alunos.


Sobre a obra Vestido de Noiva e Nelson Rodrigues


Nascido em Recife, Pernambuco, no ano de 1912. Mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado, que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso mesmo veio com Vestido de Noiva, que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista em nossos palcos. A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no grande representante da literatura teatral do seu tempo, apesar de suas peças serem taxadas muitas vezes como obscenas e imorais. Em 1962, começou a escrever crônicas esportivas, deixando transparecer toda a sua paixão por futebol. Veio a falecer em 1980, no Rio de Janeiro.


Segundo texto de Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva (1943), trouxe revoluções ao teatro no Brasil naquela época. O enredo se divide em três planos: alucinação, memória, e realidade. A peça é fundamentalmente expressionista, a maior parte do que se vê em cena é fruto das alucinações da personagem principal, vítima de um acidente, encontra-se internada no hospital, e enquanto seu corpo está imóvel sua mente encontra-se em frenética atividade.
                                                          
Aspectos do conteúdo da peça soaram novos para a época, como as personagens que representam dois opostos, porém com os sinais trocados. Clessi, a prostituta íntegra, enquanto as irmãs, moças de família, mentem, são desonestas e dissimuladas.


Fotos da apresentação:








-> Veja mais fotos no nosso Flickr, clicando aqui






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: