VIII FESTIVAL ATOS RECEBE OFICINA CORPO CÔMICO: UM MERGULHO NO [RI]O DO PALHAÇO

Por: | 16:51 Deixe o seu comentário!
O VIII Festival Atos de Teatro Universitário, em articulação com a Fundação Espaço Cultural (FUNESC), abre inscrições para o workshop laboratorial 'CORPO CÔMICO: um mergulho no [ri]o do palhaço’, em Campina Grande. Com inscrições gratuitas, a vivência será ministrada pelo pesquisador Diocélio Barbosa, com a participação dos palhaços-pesquisadores da Cia. dos Clownssicos, nos dias 02 e 03/12, das 9h às 12h, no Centro de Arte e Cultura da UEPB. Estão sendo oferecidas 20 vagas, destinadas a artistas e estudantes de teatro/circo a partir dos 15 anos. Além desta atividade de formação, o festival também abriu inscrições para as seguintes oficinas: “Voz e presença cênica”, com Mayra Montenegro, “Presença: quando a dança lhe dança”, com Eleonora Montenegro e “Diálogo Mestiço: encontro e compartilhamento”, com Gilsamara Moura, professora da Escola de Dança da UFBA.


A vivência é o desdobramento de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento na UFRN e busca ativar no corpo do palhaço uma qualidade de jogo, de modo a lhe auxiliar na investigação de ações físicas orgânicas em busca de um estado risível. Esta oficina tem como objetivo investigar e apontar possibilidades criativas de descoberta/reconhecimento do universo do palhaço em estado de jogo, acreditando num processo no qual o ser humano é descobridor de si mesmo, e que essa descoberta se dá a partir da revelação do seu avesso para o mundo.
A expectativa é que os “rios” a serem navegados por esta vivência contribuam para a reflexão da práxis do palhaço. No entanto, é preciso compreender que este é apenas um dos muitos percursos que pode ser explorado. O importante é que a carpintaria no trabalho de composição do palhaço seja bem-feita e que a “embarcação” (corpo) esteja fortalecida e preparada para receber as ondas afetuosas, durante a agitação do encontro com as “águas interiores” dos espectadores. Só assim, abertos ao jogo ritual, é possível sentir o prazer em estar em cena, avistar o horizonte e gritar: “Terra à vista!”.

Diocélio Barbosa iniciou sua carreira artística no ano de 2000. Possui experiência na Aérea de Artes como: Ator, Palhaço, Circense, Diretor, Arte-Educador, Pesquisador, Gestor e Produtor Cultural. Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UFPB, Especialista em Gestão e Produção Cultural pela UFCG com estudo em Marketing Cultural e Mestrando em Artes Cênicas pela UFRN. Atualmente é Coordenador de Circo do Estado da Paraíba e da Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm ambas pela FUNESC. Participou como bolsista de importantes projetos de extensão e pesquisa na aérea circense pela UFPB: “O Circo na Escola” pelo PROBEX e “Dramaturgia Circense” pelo CNPq. Como produtor coordena as atividades da produtora Arlequin Produções, pelo qual criou o projeto Balaio Circense (Atualmente em sua IV edição). Formado pelo curso de reciclagem da Escola Nacional de Circo (RJ). Palhaço por convicção já apresentou em diversos festivais pelo Brasil e participou de mais de quinze encontros com palhaços renomados através de oficinas de formação na arte da palhaçaria.


            A oficina será realizada no Centro de Arte e Cultura da UEPB nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016 das 9h às 12h, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço:  AQUI

 O resultado dos selecionados para as oficinas será divulgado dia 29.11.2016 através do e-mail
Inscrições Gratuitas. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: