'Amnesis' (UFBA) abre o V Festival Atos trazendo relatos de vida recolhidos na cidade de Salvador

Por: | 19:49 Deixe o seu comentário!




Premiado nas categorias Melhor Figurino, Melhor Conjunto de Atores, Melhor Ator e Melhor Espetáculo no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), 'Amnésis - Uma busca intencional pela lembrança' da UFBA, com direção de Meran Vargens, é o espetáculo de abertura do V Festival Atos de Teatro Universitário.  O espetáculo se apresenta na quinta-feira, 05 de dezembro, às 20hs, com entrada gratuita.


'Amnésis' é uma realização do Grupo Toca de Teatro em parceria com a Escola de Teatro da UFBA (PPGAC – PIBIC), que de maneira lúdica, metafórica e divertida, reúne inúmeras histórias de vidas que ecoam nas ruas e praças de Salvador. Os atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados para realizarem seus desejos, dando vida a inúmeros personagens que transitam por lugares históricos da cidade. O espetáculo foi construído a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro, na cidade de Salvador (BA).

O processo de pesquisa do espetáculo investiu no questionamento de como as nossas lembranças (as nossas memórias, as histórias da nossa vida) e as lembranças das vidas de outras pessoas, podem servir como fonte e material para construção de um espetáculo teatral.

O espetáculo 'Amnésis- Um busca intencional pela lembrança' é o resultado final da pesquisa desenvolvida durante um ano pelo grupo através do projeto 'Toca de Teatro: Manutenção, Memória e Interatividade Estética' que conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital de Apoio a Grupos Artísticos. O elenco é formado por Daniel Calibam, Danilo Cairo e João Guisande.

Todo o procedimento de criação e pesquisa foi norteado pela professora, atriz, diretora e Drª Meran Vargens, que além do espetáculo, também participa da programação do V Festival Atos ministrando a oficina 'Direção Teatral' nos dias 06 e 07/12, no período da tarde no Teatro Municipal Severino Cabral, e integrando a mesa de discussão 'Teatro/Dança e novas mídias', que acontece no dia 07, às 09:30hs no Auditório da UAAMI - Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - da UFCG.

O V Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do Teatro Municipal Severino Cabral, Sesc Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Manjericão Trattoria, restaurante Frida Tacos e Creduni.


Sobre Meran Vargens

Atriz, diretora e pesquisadora, Meran Vargens é graduada em Educação Artística com  Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador, possui mestrado em Ma In Theatre Arts Performance pela University of London, e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é professora.


Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: ator, expressão vocal, processo de criação, interpretação e expressão vocal para o ator, construção de personagens, linguagem do teatro, teatro narrativo e contadores de histórias.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: