“Mercedes” chega a Campina Grande e se apresenta no Festival Atos.

Por: | 20:55 Deixe o seu comentário!


O espetáculo “Mercedes” da Cia Galharufas, João Pessoa – PB, chega novamente a Campina Grande para se apresentar no Festival Atos de Teatro Universitário. A apresentação acontece no sábado, 6, às 18h no Teatro do Sesc Centro. 

O grupo foi criado por Paulo Vieira em 1997, no ano em que estreou com o espetáculo Noite Escura, sob direção do seu fundador. Com este espetáculo o grupo ocupou a Capela de Santa Tereza, no Centro Histórico da capital paraibana - prédio com avançado processo de degradação. Utilizando o ambiente, o grupo montou um teatro preservando o seu riquíssimo acervo de imagens e afrescos do século XVII, e onde realizou uma longa temporada, somente interrompida após o Iphan solicitar o espaço a fim de recuperá-lo, o que efetivamente aconteceu, e hoje esta capela retomou o seu lugar sagrado para os Carmelitas. Retornando em 2003 com uma montagem da Cantora Careca de Ionesco, trazia em seu elenco Mayana Neiva, Fernanda Martinez e Gilson Azevedo. Com este espetáculo, o grupo ficou entre os 30 espetáculos selecionados no Projeto Criação Teatral Volkswagen, que teve naquele ano, 503 inscritos de todas as partes do Brasil. 

“Mercedes” é o mais novo espetáculo da Galharufas Companhia de Teatro, com texto e direção do dramaturgo Paulo Vieira, que tem como pano de fundo a Ditadura Militar no

Brasil. O texto coloca os cinco atores em cena para cantarem e dançarem, numa perspectiva de criação aleatória de uma personagem, assim como de suas ações e o reflexo das mesmas no todo, num agradável estranhamento. “Mercedes” e sua casualidade calcada no teatro randômico, é um jogo de dados que remete à urbanidade e às relações de exploração do homem pelo homem, como consequência das condições socialmente dadas, recorrendo a fatos da época da Ditadura Militar no Brasil, período conhecido como “Anos de chumbo”. Nesse espetáculo não encontraremos um recorte histórico e nem amarras de juízo de valor sobre Os Anos de Chumbo, mas sim, a possibilidade (ou inúmeras possibilidades) de construção de um novo olhar sobre este período negro da história do Brasil. A apresentação tem duração de 1h e 14 min. Classificação:16 anos 


O VI Festival Atos de Teatro Universitário é realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Prefeitura Municipal de Campina Grande, o Sesc e o Teatro Municipal Severino Cabral. A entrada é gratuita.


Fonte:http://culturavivacomunica.blogspot.com.br/2014/01/mercedes-mais-novo-espetaculo-da.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: