Professor da UFPB realiza palestra durante o Festival Atos

Por: | 15:33 Deixe o seu comentário!

"A cena contaminada, um teatro das disfunções", é o título do livro de José Tonezzi, publicado pela editora Perspectiva, e que trata da relação entre teatro e anomalia, traçando seu histórico social desde a antiguidade e abordando questões como o estigma e a superstição que sempre a permearam. Durante o 3º Festival Atos de Teatro Universitário, Tonezzi fará uma palestra sobre o livro, no dia 01 de dezembro, as 11h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG.
  


O Livro



A Cena contaminada: um teatro das disfunções, de José Tonezzi, trata da relação entre teatro e anomalia, traçando seu histórico social desde a antiguidade e abordando questões como o estigma e a superstição que sempre a permearam. Elege como ponto de encontro entre cena e disfunção o teatro de feira do século XVIII, onde o espetáculo das anomalias deixa o espaço público da mendicância para tornar-se atração. Traz também um estudo sobre o grotesco, via pela qual as anomalias por vezes ganham status artístico. Por fim, Tonezzi aborda os freak shows do séc. XIX, passando pela performance e pela body art, no séc XX, até chegar em dois dos maiores nomes da encenação recente: o italiano Pippo Delbono e o norte-americano Robert Wilson.






José  Tonezzi


Ator e diretor de teatro. Formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por onde tornou-se mestre em psicologia da educação; fez estudos na Universidade Paris 3 e doutorado em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). É autor de Distúrbios de Linguagem e Teatro: O Afásico em Cena (Plexus, 2007). 

Atualmente, é professor do curso de teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do CNPq, coordenando a pesquisa Cena e Contágio, que versa sobre o cômico e o grotesco, com ênfase no teatro e sua relação com os distúrbios do corpo, da linguagem e do comportamento.



Acompanhe as novidades sobre esta terceira edição do Atos aqui no nosso blog e nas redes sociais:

            



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: