V Festival Atos de Teatro Universitario se inicia nesta quinta-feira, 5, em Campina Grande

Por: | 05:02 Deixe o seu comentário!

   Reunir diversas produções teatrais ligadas a universidades brasileiras, esse é o objetivo do Festival Atos de Teatro Universitário, que já está na sua 5ª edição e esse ano acontece de 05 a 08 de dezembro, no Teatro Municipal Severino Cabral e Teatro do SESC Centro, em Campina Grande (PB). Toda a programação do evento, que conta com apresentações de espetáculos teatrais, mesas de discussão e oficinas, tem entrada gratuita.


A abertura do Festival acontece nesta quinta-feira, 05 de dezembro, às 19:30hs, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a fala dos coordenadores e realizadores iniciando oficialmente o Festival. O espetáculo de abertura, 'Amnésis - Uma busca intencional pela lembrança' da UFBA, premiado nas categorias Figurino, Conjunto de Atores, Ator e Melhor Espetáculo no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), com direção de Meran Vargens, se apresenta às 20hs.




        'Amnésis' é uma realização do Grupo Toca de Teatro em parceria com a Escola de Teatro da UFBA (PPGAC – PIBIC), que de maneira lúdica, metafórica e divertida, reúne inúmeras histórias de vidas que ecoam nas ruas e praças de Salvador. Os atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados para realizarem seus desejos, dando vida a inúmeros personagens que transitam por lugares históricos da cidade. O espetáculo foi construído a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro, na cidade de Salvador (BA).
        O processo de pesquisa do espetáculo investiu no questionamento de como as nossas lembranças (as nossas memórias, as histórias da nossa vida) e as lembranças das vidas de outras pessoas, podem servir como fonte e material para construção de um espetáculo teatral.
O espetáculo 'Amnésis- Um busca intencional pela lembrança' é o resultado final da pesquisa desenvolvida durante um ano pelo grupo através do projeto 'Toca de Teatro: Manutenção, Memória e Interatividade Estética' que conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital de Apoio a Grupos Artísticos. O elenco é formado por Daniel Calibam, Danilo Cairo e João Guisande.

Anônimo

O segundo espetáculo da noite é o monólogo 'Anônimo' (PB) de Eduardo Albergaria. Anônimo é um espetáculo sem texto que comunica com o espectador através de gestos e de um jogo de alternância entre macro e micro movimentações. A partir deste jogo, percebe-se a história de um homem vazio de expectativas e que encontra num vasinho de planta, companhia para levar adiante seu isolamento. Este indivíduo se desloca no espaço, criando novos ambientes a cada instante. Mas suas ações não possuem finalidade aparente, o que resulta em uma comicidade trágica. 


A entrada para todo o Festival é gratuita. Para os espetáculos que acontecerão no Teatro Municipal Severino Cabral serão distribuídos ingressos, pois o Teatro tem cadeiras marcadas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente todos os dias a partir das 17hs na recepção do Teatro Municipal, e a partir das 19hs na bilheteria. Para os espetáculos apresentados no Sesc Centro não é necessário retirar ingresso. Também haverá a coleta de alimentos não perecíveis para serem doados ao Banco de Alimentos do Sesc, o público pode levar os alimentos em qualquer uma das atividades do Festival.


O V Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do Teatro Municipal Severino Cabral, Sesc Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Manjericão Trattoria, restaurante Frida Tacos e Creduni.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: