Grupo Teatral Arupemba estreia espetáculo no IV Festival Atos de Teatro Universitário

Por: | 04:51 Deixe o seu comentário!




Integrando a programação do IV Festival Atos de Teatro Universitário, o Grupo Teatral Arupemba, de Campina Grande (PB), estréia o espetáculo Ritorno a Corallina. A apresentação acontece no domingo, 09 de dezembro, as 18:30h, no Teatro do Sesc Centro, com entrada franca.


O espetáculo ‘Ritorno a Corallina’, de autoria do argentino Juan Carlos Gené,  trata sobre a vida do imigrante, sua difícil adaptação a uma nova cultura, o abandono de sua terra, de seus entes queridos, as recordações do passado, e o sonho sempre vivo de regressar ao lugar onde nasceu.



Após dois meses em busca de seu pai desaparecido, Pascoal o encontra a desenhar e pintar as paredes de uma capela abandonada, num povoado perdido, em companhia de Salustiana, uma jovem de comportamento bastante estranho. Pascoal constata espantado que seu pai, Franco Di Fiore, um imigrante italiano que viera para a Venezuela em busca do Eldorado, acredita agora estar de volta a sua terra natal. Mais espantoso ainda, Salustiana trata a seu pai como São Pascoal, e ambos conversam com uma mulher, Corallina, no que Pascoal reconhece ser apenas a imagem de uma santa colocada num nicho da capela.

Pascoal tenta trazer seu pai de volta ao que ele considera ser a realidade e a razão, mas a história toma rumos inesperados quando Salustiana intervém.  Razão versus inspiração e o amor à arte e à família são alguns dos aspectos que impulsionam a trama de ‘Ritorno a Coralina’, um texto com viravoltas surpreendentes e grande força poética.




O elenco do espetáculo é composto por Allan Barros, Camila Oliveira, Elma Silva e Maxsuel Alves, sob a direção de Eliane Lisbôa.

O IV Festival Atos de Teatro Universitário é uma apresentação da Universidade Estadual da Paraíba, Facisa, Fundação Parque Tecnológico e Teatro Municipal, com realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).



Sobre o Grupo Teatral Arupemba


Criado em 2011, o Grupo Teatral Arupemba congrega atores que se reuniram a partir de diferentes cursos ministrados pela diretora do grupo, Eliane Lisbôa.

A primeira experiência se deu ainda no ano de 2009, com a obtenção do prêmio Interações Estéticas, vinculado ao CUCA/Campina Grande, trabalho que se concluiu com a realização do espetáculo Fronteiras – o dia em que o boi enfrentou o papangu.  No ano de 2010, outra experiência teatral, desta vez desenvolvida através de projeto submetido ao MEC, deu origem ao espetáculo Aperreio.

A partir dessas duas experiências, e de outros projetos e ações desenvolvidas em Campina Grande por Eliane Lisbôa, que o Grupo Teatral Arupemba teve início, reunindo atores que integraram os dois projetos acima citados.


 Sobre Juan Carlos Gené

Nascido em 1928 e falecido em janeiro de 2012 na Argentina, Juan Carlos Gené é figura ímpar do panorama teatral latino-americano. Foi fundador e animador do Grupo Atoral 80, na Venezuela onde viveu de 1977 e 1993, como exilado, em razão da ditadura militar que assumiu o poder na Argentina. Sua trajetória no teatro, na TV e no cinema, como ator, diretor, dramaturgo e pedagogo alcança dimensão continental por sua vinculação com diversos países latino-americanos.

Suas obras teatrais, entre as quais incluem-se El herrero y el diablo, Se acabó la diversión, El inglés, Golpes a mi puerta, Memorial del cordero asesinado, Ulf, Memorias bajo la mesa, El sueño y la vigilia e Ritorno a Corallina, todas  publicadas e estreadas, algumas em vários países ibero-americanos, acompanham sua intensa trajetória como ator e diretor. Esta última abarca títulos de autores argentinos, latino-americanos e do repertório universal, tais como Anouilh, Brecht, Cossa, Molière, Gorostiza, Turgueniev, Sastre, Lorca e Eurípides, entre outros.

No cinema, trabalhou nos filmes Tute Cabrero de Juan José Jusid, La fiaca de Fernando Ayala, Don Segundo Sombra de Manuel Antín, Quebracho de Ricardo Wullicher, Los hijos de Fierro de Fernando Solanas e Golpes a mi puerta de Alejandro Saderman, sobre obra de sua autoria.

Juan Carlos Gené foi Secretário Geral e Presidente da Associação Argentina de Atores, Diretor Geral do Canal 7, Diretor Geral do Teatro San Martín e professor nas Universidades de Buenos Aires e La Plata e na Universidade Central da Venezuela.  Responsável pela criação e direção do Centro Latino-Americano de Criação e Pesquisa Teatral (CELCIT) foi reconhecido como Cidadão Ilustre da cidade de Buenos Aires em 1992.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: