Espetáculo de dança paraibano da década de 80 é objeto de releitura em “Bagaço”.

Por: | 09:02 1 comentário
O coletivo “+ Um Coletivo de Arte”´, Cabedelo – PB,  apresenta na tarde do domingo, 7,  o espetáculo “Bagaço” durante o Festival Atos de Teatro Universitário. A apresentação acontece no Teatro do Sesc Centro, às 15h.
O +Um Coletivo de Arte surgiu com o processo criativo do trabalho Bagaço, cujo início se deu em outubro de 2013, culminando na estreia que ocorreu no Teatro Laboratório Jeziel Figueiredo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN. Além desse trabalho, o coletivo criou uma performance para homenagear os 30 anos da estreia do Caldo de Cana, que inspirou a criação do Bagaço.
O experimento em processo, denominado de Bagaço, é resultado da pesquisa de mestrado em Artes Cênicas de Rafaella Lira Amorim, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Esta investigação buscou dialogar artisticamente com o espetáculo de dança Caldo de Cana, foi uma montagem paraibana em 1984, que se articulou de modo pioneiro artistas de diversas linguagens e representou o forte desejo de profissionalização da dança local. A tentativa é de reinscrevê-lo na história de dança local, partindo de memórias de bailarinos que dançaram o Caldo de Cana, assim como de seus vestígios materiais. Bagaço se define por ser um registro de afetos. É uma criação baseada na nossa própria experiência perceptiva destas lembranças, é como este espetáculo nos toca e nos leva a ação. O espetáculo tem duração de 25 minutos. Classificação: 14 anos
O VI Festival Atos de Teatro Universitário é realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Prefeitura Municipal de Campina Grande, o Sesc e o Teatro Municipal Severino Cabral. A entrada é gratuita.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, Meu nome é Tânia Mello Neiva e eu sou a violoncelista e compositora integrante do espetáculo "Bagaço" referido nesse texto. Gostaria imensamente que meu nome fosse incluído nos créditos. Obrigada.